Jardim Verticais: paisagismo para espaços urbanos

Jardim Verticais: paisagismo para espaços urbanos

Os jardins verticais tem conquistado cada vez mais espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e trazer um ar mais natural a apartamentos e casas com metragens cada vez mais reduzidas. Suas aplicações se dão tanto nas paredes internas como em muros externos. Os sistemas podem possuir irrigação automatizada por gotejamento ou o cuidado pode ser feito manualmente, dependendo do tamanho.
A fachada externa verde é uma ótima forma de revitalizar edifícios e combater as ilhas de calor urbano. No caso de paredes internas, a parede verde pode purificar e limpar o ar, pois retém compostos orgânicos voláteis (COV), materiais particulados, fumaça de cigarro, além de manter o conforto térmico agradável.
O arquiteto e professor da disciplina de Paisagismo do IBDI, Felipe de Brito, selecionou alguns sistemas de jardins verticais que já chegaram ao mercado brasileiro. Confira:

Blocos Pré-Moldados

Os sistemas podem possuir irrigação automatizada por gotejamento ou o cuidado pode ser feito manualmente, dependendo do tamanho.

BLOCOS PRÉ-MOLDADOS

BLOCOS PRÉ-MOLDADOS

Wall Green

É vendido em kits, que deve ser montado por um sistema de encaixe e forma uma estrutura com capacidade para receber 18 plantas. O sistema modular é do tipo “faça você mesmo” e pode compor jardins verticais ou horizontais, da maneira que preferir.

WALL GREEN

WALL GREEN

Green Wall Ceramic

Utiliza blocos cerâmicos que podem ser fixados em paredes em muros utilizando argamassa. As jardineiras podem ser pintadas ou receberem outro tipo de acabamento.

GREEN WALL CERAMIC

GREEN WALL CERAMIC

Treliças e Vasos

Para construir este jardim vertical é necessário primeiramente chumbar uma treliça metálica à parede ou muro. Depois disso é só pendurar vasos meia lua à treliça.

TRELIÇAS E VASOS

TRELIÇAS E VASOS

Garrafas Pet

Este método, desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, reutiliza garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical.

GARRAFAS PET

GARRAFAS PET

Fibras de coco

A técnica é perfeita para espaços pequenos como varandas e apartamentos. Por ser confeccionada por um material natural, parte dela pode ficar aparente, sem prejudicar o visual. O painel de fibra de coco pode ser parafusado na estrutura.

FIBRAS DE COCO

FIBRAS DE COCO

Quadro vivo

Os quadros verdes foram desenvolvidos pela paisagista Gica Mesiara. É só escolher um local iluminado na casa e trazer o verde para dentro

QUADRO VIVO

QUADRO VIVO

Leia também

Deixe seu comentário » ()